Feriado do Dia do Trabalho 2020 – História

O Feriado do Dia do Trabalho 2020, também conhecido como Dia do Trabalhador, que caíra em uma sexta-feira, é celebrado no dia 1 de maio em diversos países do mundo.

Muitos se questionam por que 1 de maio e a data foi escolhida pelo fato de que no dia 1 de maio de 1886 iniciou-se uma greve na cidade de Chicago (EUA) cujo objetivo era reivindicar melhores condições de trabalho assim como a redução da jornada, que chegava a 17 horas.

No Brasil, os imigrantes europeus é quem trouxeram as ideias de lutas pelos direitos dos trabalhadores, tendo ocorrido uma greve geral em 1917.

O movimento operário sofreu grande influência do anarquismo e, posteriormente, do comunismo. Quando Getúlio Vargas chegou ao poder, essas influências foram gradativamente se dissolvendo pelo que se chamou de trabalhismo.

Até essa transição, o feriado era marcado por movimentos de lutas e protestos, sendo que tal fato foi sendo transformado até se tornar um dia de celebração através das propagandas trabalhistas de Getúlio Vargas.

Feriado do Dia do Trabalho 2020 – Curiosidades

Você sabia?

– No calendário litúrgico, o dia 1 de maio celebra a memória de São José Operário, que é o santo padroeiro dos trabalhadores.

– O dia 1 de maio foi declarado feriado no Brasil, pelo presidente Artur Bernardes, somente no ano de 1925.

– A aprovação do Decreto-Lei nº 5.452, mais conhecido como CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) ocorreu em 1 de maio de 1943.

– No dia 1 de maio de 1940 Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo, sendo que este deveria servir de base para as necessidades básicas de uma família.

– O Feriado do Dia do Trabalho 2020, que será numa sexta-feira, é muito aguardado todos os anos e muita comemoração é realizada em todo o país e exterior. Porém, a terminologia preferida é Dia do Trabalhador, pois esta faz referência a quem faz jus à comemoração, enquanto que a primeira remete ao ato de produção. Ambas são muito utilizadas no Brasil.

Feriado do Dia do Trabalho 2020 – Data

O Feriado do Dia do Trabalho 2020 será na sexta-feira de 1 de maio. Geralmente as pessoas aproveitam a data, principalmente se for um feriado prolongado, para viajar e descansar. Outros preferem participar de comemorações que remetem ao trabalhador e sua luta pela conquista de direitos.

Feriado do Dia do Trabalho 2020 – Livros

Muitos são os livros que remetem a este importante dia. Se você pretende chegar ao Feriado do Dia do Trabalho 2020, que será na sexta-feira do dia 1 de maio, já conhecendo um pouco mais da história que envolve trabalhadores, sugerimos os seguintes livros sobre a temática:

– Da divisão do trabalho social

Autor: Émile Durkheim

Editora: Martins Fontes

– A invenção do trabalhismo

Autora: Ângela Maria de Castro Gomes

Editora: FGV

– História das lutas dos trabalhadores no Brasil

Autor: Vito Giannotti

Editora: Mauad Editora Ltda.

– Os trabalhadores – estudos sobre a história do operariado

Autor: Eric J. Hobsbawm

Editora: Paz e Terra


1 comentário

Maio 2020 → Calendário 2020! · 22 de março de 2019 às 18:12

[…] 01 de Maio – Feriado Dia do Trabalho – VEJA MAIS CLIQUE AQUI […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *