Feriado do Dia das Crianças 2020 – História

O Feriado do Dia das Crianças 2020, que cairá na segunda-feira do dia 12 de outubro, é um dos mais aguardados do ano, seja pelas crianças que adoram ganhar brinquedos nessa época, seja pelos adultos – e até mesmo crianças – pela coincidência de data em comemoração ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

Mas como surgiu essa data? A proposta para criação de uma data oficial foi de autoria do deputado federal Galdino do Valle Filho (fluminense). Assim, o Decreto-lei nº 4.867, de 5 de novembro de 1924, pelo presidente Arthur Bernardes, oficializou a data de 12 de outubro como o Dia das Crianças.

Apesar de existir desde os anos 20, a data popularizou-se somente nos anos 60 quando a empresa Johnson & Johnson, juntamente com a empresa fabricante de brinquedos Estrela, fez uma promoção para aumentarem as vendas de seus produtos, criando a “Semana do Bebê Robusto”.

A partir de então que criou-se a tradição de oferta de presentes, principalmente brinquedos, às crianças

Feriado do Dia das Crianças 2020 – Curiosidades

Você sabia?

– Apesar da data oficial do Dia das Crianças ser 12 de outubro, o Dia Universal da Criança é comemorado no dia 20 de novembro, data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança, em 1959.

– Somente nos anos 60, com a campanha da fábrica de brinquedos Estrela e a Johnson & Johnson, é que a data passou a ser feriado e não com o decreto-lei de 1924.

– Além do Dia das Crianças, a data de 12 de outubro também comemora o descobrimento da América (12 de outubro de 1492) e o aparecimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro de 1717).

– Em diversos outros países as crianças recebem suas homenagens, porém, em dias bem diferentes da tradição brasileira e até mesmo da data do dia Universal da Criança, reconhecida pela ONU como o dia 20 de novembro:

* Alemanha: 20 de setembro

* Argentina: segundo domingo de agosto

* Austrália: quarta quarta-feira de outubro

* Bolívia: 12 de abril

* Irlanda: 25 de março

* Japão: 3 de março (meninas) e 5 de maio (meninos)

Feriado do Dia das Crianças 2020 – Data

O Feriado do Dia das Crianças 2020 será na segunda-feira do dia 12 de outubro.

Feriado do Dia das Crianças 2020 – Livros

O Feriado do Dia das Crianças 2020, que será em uma segunda-feira do dia 12 de outubro pode ser o início da abertura de novos mundos para seu filho.

Não só de brinquedos vive uma criança, devendo ser elas estimuladas a ler já que a literatura não apenas é lúdica, como também educativa.

Para quem tem filhos pequenos que estão iniciando o mundo da leitura, recomendamos alguns livros:

– Senhor Cavalo Marinho

Autor: Eric Carle

Editora: Callis

– Tô indo

Autor: Matthieu Maudet

Editora: SM

– Pra que serve um dedo:

Autora: Paula Taitelbaum e Julie Rambaud

Editora: Piu

Para crianças maiores recomendamos:

– A Maior Flor do Mundo

Autor: José Saramago

Editora: Companhia das Letrinhas

– Os regadores de livros

Autora: Juliana Dalla

Editora: BesouroBox

– Chapeuzinho Amarelo

Autor: Chico Buarque

Editora: Autêntica infantil e juvenil