Feriado de Corpus Christi 2020 – História

O Feriado de Corpus Christi 2020, cuja data será a quinta-feira de 11 de junho, é um feriado religioso católico facultativo.

A data é celebrada sempre sessenta dias após o feriado da Páscoa e sempre na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade.

Neste feriado costumam ocorrer procissões em vias públicas e, apesar de não ser um feriado oficial, muitas capitais do Brasil costumam aderir a ele.

Os municípios também podem ou não aderir ao Feriado de Corpus Christi 2020, na quinta-feira de 11 de junho, através de decreto. Todo ano o município que quiser aderir deverá instituir a data como feriado através de um decreto.

Este feriado é um dos mais importantes para a Igreja Católica, já que celebra o mistério da eucaristia, que significa o sacramento do sangue e corpo de Cristo.

A solenidade tem início ainda no século XIII (ano de 1269) quando a Igreja Católica observou que as pessoas viam grande necessidade de sentirem uma presença mais real de Cristo em suas vidas.

Segundo relatos, um sacerdote de nome Pedro de Praga vivia com fortes dúvidas acerca da presença de Cristo na Eucaristia e, assim, peregrinou ao túmulo de Pedro e Paulo (apóstolos), em Roma, a fim de pedir o dom a fé.

Passando por Bolsena, na Itália, ainda com grandes dúvidas, assistia a celebração da Santa Missa, quando um milagre aconteceu: no momento da Consagração a hóstia transformou-se em carne.

Com isso, o Papa Urbano IV requereu que os objetos fossem transportados para Oviedo, ocorrendo uma grande procissão para tanto, sendo que neste ato foi decretada a festa de Corpus Christi.

No Brasil, o Feriado de Corpus Christi, que será na quinta-feira do dia 11 de junho, será marcada, como em todos os anos, por procissões que ocorrem em diversos estados, sendo que elas são realizadas nas ruas para que as pessoas possam adorar a representação do Corpo e Sangue de Jesus Cristo.

Feriado de Corpus Christi 2020 – Curiosidades

Você sabia?

– Corpus Christi é uma expressão em latim que significa Corpo de Cristo.

– A data é uma referência à presença de Cristo na vida das pessoas e representa o momento em que entramos em comunhão com Ele.

– Na festa os fieis costumam enfeitar as ruas com flores e desenhos religiosos como um grande e longo tapete colorido, sendo tradição em diversas cidades brasileiras.

– A data possui oração própria:

“Na festa do seu corpo e sangue, dá-nos Senhor a certeza da tua presença nos dons eucarísticos! Na festa da vida, que deve ser cada Eucaristia, ensina-nos Senhor a comunhão com os irmãos, radicada na unidade sacramental. Ensina-nos que nunca é compreensível celebrar o gesto que significa sacrifício e dom da vida, união com Cristo e com os irmãos e fomentar divisões, cultivar discórdias e manter desigualdades! Impele-nos a viver cada eucaristia como atores comprometidos, convictos da tua presença, e não como simples espectadores!”

Feriado de Corpus Christi 2020 – Data

O Feriado de Corpus Christi 2020 será na quinta-feira do dia 11 de junho. É um feriado facultativo móvel, já que depende da Páscoa para ter sua data definida.

Feriado de Corpus Christi 2020 – Livros

Para quem quiser saber um pouco mais sobre Corpus Christi, recomendamos a leitura dos seguintes livros:

– Corpus Christi

Autor: Hermann Sasse

Editora: Verlag

– Corpus Christi

Autor: Padre Cristovam Iubel

Editora: Pão e Vinho

– Corpus Christi – a Sagrada Comunhão e a Renovação da Igreja

Autor: Dom Athanasius Schneider

Editora: Katechesis


1 comentário

Junho 2020 → Calendário 2020! · 22 de março de 2019 às 18:06

[…] 11 de Junho – Feriado Corpus Christi – VEJA MAIS CLIQUE AQUI […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *